Facebook

Lik

Youtube

O que é Geofísica ?

Local: Museu de Ciência da Terra- Avenida Pasteur 404, Urca, Rio de Janeiro.

Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

 

A exposição “O que é Geofísica?” localizada no Museu de Ciência da Terra foi inaugurada no dia 6 de junho de 2014 . A instalação é uma parceria da CPRM com a Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf).

A inauguração contou com a presença do diretor-presidente, Manoel Barretto, do diretor do Museu, Diogenes Campos, da chefe da Divisão de Geofísica, Maria Laura Azevedo, do presidente da SBGf, Francisco Aquino, do Secretário Relações Institucionais da SBGf, Jorge Dagoberto Hildenbrand e convidados.

O diretor-presidente Manoel Barretto falou sobre o valor de trazer a exposição para o Museu de Ciência da Terra: “Essa proposta de trazer a exposição para o Museu faz parte de uma proposta mais ampla do Serviço Geológico do Brasil de divulgar o conhecimento geológico e as informações geocientíficas do país. A parceria é importante para despertar no jovem essa curiosidade científica”.

Alunos e professores de geofísica, geologia e matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de Brasília (UNB), Universidade de São Paulo (USP), e Universidade Federal de Campinas (Unicamp) foram responsáveis pela realização da exposição. A mostra apresenta experimentos idealizados e montados na Universidade Federal do Pará que demonstram várias aplicações da geofísica no mundo moderno.

Francisco Aquino falou sobre o objetivo da exposição de divulgar a ciência geofísica com o enfoque principal no público estudantil: “A gente quer atrair o interesse das pessoas para serem futuros profissionais na área de geofísica e geociências.”

Segundo Diogenes, essa exposição é diferente das que o Museu tinha até então: “Diferente das outras exibições do Museu, que são mais expositivas, essa tem um aspecto extremamente didático, é uma exposição para atender aos estudantes e o Museu de Ciência da Terra aposta nos estudantes do curso fundamental.”

Gabriel Soares, estudante de geofísica da UFF, foi o monitor que apresentou a exposição para todos os convidados que fizeram perguntas e interagiram. Para quem quiser visitar e conhecer, a exposição ficará montada permanentemente no Museu de Ciência da Terra que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.  O museu fica situado na Avenida Pasteur 404, Urca, Rio de Janeiro.

 

A inauguração

 Francisco Aquino e Manoel Barretto           Manoel Barretto, Jorge Dagoberto Hildenbrand e Francisco Aquino durante inauguração              Francisco Aquino e Manoel Barretto inaugurando a exposição
Francisco Aquino e Manoel Barretto                                                                           Manoel Barretto, Jorge Dagoberto Hildenbrand e Francisco Aquino                        Monitor e estagiário da SBGf apresentando a Exposição

 

Assista o vídeo da TV CPRM da exposição

 

 

 

 

Nossos Parceiros

todos