Facebook

Lik

Youtube

Calendário de Eventos 2017

15th International Congress of the Brazilian Geophysical Society & EXPOGEf - Rio de Janeiro, 31/07 a 03/08/2017 - Acesse o site

Exploration 17 DMEC - Toronto, Canadá, 21/10 a 25/10/2017 - Acesse o site

OTC Brasil - Rio de Janeiro, 24/10 e 26/10/2017 - Mais informações

Acontecerá no dia 06 de abril, às 16h e 30m o seminário do Departamento de Geofísica do IAG/USP "Interpretação da susceptibilidade magnética em estudos de magnetismo ambiental" que será apresentado pela Dra. Andréa Teixeira Ustra(Pós-Doc, Depto Geofísica - IAG/USP).

Local: Auditório 1

Resumo:

Minerais magnéticos presentes em sedimentos e rochas representam uma assinatura de processos paleoambientais e biogeoquímicos. As frações ultrafinas desses minerais  (domínio superparmagnético (SP) e domíno simples (SD)) são geralmente investigadas em estudos de magnetismo ambiental, pois mudanças na mineralogia magnética, concentração, tamanho e morfologia dos grãos magnéticos podem estar relacionadas com mudanças paleoclimáticas e processos biogeoquímicos. Esses estudos frequentemente utilizam medidas de susceptibilidade magnética como um parâmetro indicativo da concentração de minerais magnéticos presentes nas rochas e sedimentos na transição SP-SSD. A susceptibilidade magnética de sedimentos e rochas é uma função complexa da mineralogia magnética e granulometria, assim como de parâmetros de medição como magnitude e frequência do campo aplicado. Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para interpretação quantitativa de variações da granulometria das partículas magnéticas na transição SP-SSD a partir da inversão de dados de susceptibilidade magnética medidos em um range de frequência. Uma ampla base de dados foi utilizada para testar a metodologia desenvolvida, que inclui carbonatos de Poggio Le Guaine (Itália) e sedimentos de uma área contaminada  por resíduos antropogênicos na cidade de São Paulo (Brasil).




Área do Associado

Patrocinadores

 

Diamante

petrobras


 

 

Ouro

Halliburton


 

Prata 

 

Spectrum
pgsCGGPASSION


 

 

Bronze

geo

Seabed

 

Tecgraf01

 

Gorceix

logo invision

Queiroz Galvão


 

Nossos Parceiros

todos