Facebook

Lik

Youtube

Reportagens

FRAGMENTOS DE PAIXÃO, primeiro filme de raios no Brasil, estará disponível a partir do dia 11/04 para compra nos serviços de vídeos por demanda da NET/NOW e da GVT (TV por assinatura) e também para aquisição em versão digital nos sites Submarino e Livraria Saraiva.
O Brasil é campeão mundial em número de raios, ocorrem por ano 50 milhões de descargas atmosféricas.  Fragmentos de Paixão busca entender como o fenômeno pode afetar vidas de formas tão diferentes, mostrando seis histórias que foram diretamente afetadas pelos raios.  A obra apresenta o assunto sobre perspectiva histórica, cultural e científica. O filme possui um novo formato de audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.
Fragmentos de Paixão esteve em circuito comercial na rede Cinemark e foi indicado entre os melhores filmes de 2013 na categoria de documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema. O filme documentário também foi indicado ao prêmio de melhor documentário do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional, além de concorrer ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014.

Para mais informações acesse ao site do filme: www.fragmentosdepaixao.net.br  

shutterstock 11764147Abertas inscrições para Curso de Especialização em Interpretação Sismoestratigráfica Uerj-Statoil Patrocínio permite que sejam oferecidas 30 vagas gratuitas. Prazo para inscrição termina em 30 de setembro. Estão abertas as inscrições para a turma 2013/2 do Curso de Especialização em Projeto de Análise de Bacias – Módulo: Interpretação Sismoestratigráfica, um convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a empresa norueguesa Statoil e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com apoio da Schlumberger. O curso, que tem duração de um ano, é destinado a portadores de graduação em Geologia ou áreas relacionadas ao tema. O objetivo do curso é atender à demanda de do mercado de óleo e gás na área de interpretação sísmica para o desenvolvimento das atividades de exploração de hidrocarbonetos.

Leia mais:Statoil inscrições para Curso de Especialização em Interpretação Sismoestratigráfica Uerj-Statoil

O DNPM e o Setor Mineral: Conquistas e Perspectivas

No mesmo ano em que foi promulgado o primeiro Código de Minas foi criado o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que está comemorando 75 anos e possui sede em Brasília e 25 distritos que representam a entidade no território nacional.

Nesta entrevista Miguel Nery, diretor-geral da instituição, fala entre outros temas sobre a exploração mineral na Amazônia, o novo marco regulatório da mineração e a criação da agência reguladora de mineração.

Leia mais:Entrevista com diretor geral do DNPM

Vianna
Geólogo pela USP, mestre em geofísica pela UFBA, geofísico e geólogo da Petrobras, Roberto Breves Vianna é um dos principais personagens que contribuíram para o atual estado de excelência da geofísica praticada no Brasil. Foi um dos primeiros geofísicos brasileiros treinados em processamento de dados no exterior durante o Convênio Geofísica Brasil-Alemanha (CBGA), no início da década de 1970. Entre 1976 e 1980 foi coordenador de projetos do Centro de Geofísica Aplicada (CGA) com importante participação, em 1977, no descobrimento da maior jazida de urânio do Brasil, em Lagoa Real (BA).

Em entrevista concedida ao Boletim SBGf, Roberto Breves Vianna fala sobre sua participação no CGBA, sobre a importância do convênio para a geofísica no Brasil e conta detalhes sobre a descoberta da jazida baiana de urânio.

 

Leia mais:Entrevista com Roberto Breves Vianna

Nossos Parceiros

todos