Análise da Utilização da Teoria Convencional dos Meios Estratificados na Interpretação de SEV's da Ilha de Marajó - Pará

Abel Carrasquilla, Luiz Rijo

Abstract


A complexa geologia do quaternário da Ilha de Marajó apresenta muitas variações laterais rasas nas propriedades elétricas dos sedimentos. Neste tipo de ambiente geológico, o uso de modelos simples de camadas horizontais, homogêneas e iso'trópicas na interpretação de dados de sondagens elétricas verticais (SEVs), não é totalmente adequado e pode resultar em informações quantitativas ambfguas com relação aos parâmetros (resistividades e espessuras) dos modelos.
Para analisar o uso do modelo estratificado na interpretação de mais de 80O SEVs que o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Pará e o antigo Nrlcleo de Ciências Geoffsicas e Geológicas da UFPa realizaram na parte leste da Ilha de Marajó, apresentåmos um estudo detalhado de cada um dos três tipos de SEVs, que compõem o total das sondagens da região. A técnica de minimos quadrados amortecidos Ridge Regression) com a utilização de critérios estatísticos, foi usada para testar até que ponto a interpretação das SEVs usando modelos estratificados é confiável. Observou-se que a alta correlação entre os parâmetros, é indicativo do uso de modelos geoffsicos inadequados para interpretar a complexa geologia de Marajó.O método dos elementos finitos foi usado para modelar algumas estruturas bidimensionais com o intuito de se estudar a influência das variações late¡ais de resistividade nos resultados da inversáo das SEVs. Com essas técnicas modernas de análise juntamente com vûrculos geológicos apropriados, foi demonstrado que é possível contornar as dificuldades ericontradas na interpretação de SEVs em ambientes com heterogeneidades litológicas laterais tal como na parte leste da ilha de Marajó.


Keywords


meios estratificados; interpretação de SEV's; Ilha de Marajó; Pará



DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v9i2.1112









>> Brazilian Journal of Geophysics - BrJG (online version): ISSN 2764-8044
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (online version): ISSN 1809-4511
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (printed version): ISSN 0102-261X
v.1n.1 (1982) até v.33n.1 (2015)

 

Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br

 

Creative Commons