Cálculo dos Tempos de Trânsito por Diferenças Finitas: Uma Comparação
Abstract
Muitos algoritmos de modelamento e imageamento sísmico requerem um mapa de tempo de trânsito distribuído em uma rede regular. Tradicionalmente, as funções de tempo de trânsito e de amplitude são obtidas pelo traçado de raios dinâmico, que calcula os tempos de trânsito e as amplitudes ao longo dos raios e interpola ao longo de uma rede regular. Outro eficiente meio de obter o mapa de tempo de trânsito é resolver a equação eiconal diretamente usando um esquema de diferenças finitas. Recentemente, muitos algoritmos de diferenças finitas foram desenvolvidos para calcular estes tempos de trânsito numa rede regular para um modelo de velocidade arbitrário. Neste trabalho, foram selecionados quatro algoritmos, testando-os em diferentes campos de velocidade e comparando os seus resultados com o método de traçado de raios padrão. Foram feitas comparações com os tempos de processamento destes algoritmos. Com estes testes, conclui-se que alguns deles trabalham bem em diferentes campos de velocidade com eficiência e estabilidade e outros não. Uma aplicação potencial destes algoritmos pode ser em procedimentos de migração Kirchhoff em profundidade antes do empilhamento e em tomografia de tempos de trânsito, porque com este novo procedimento pode-se obter o tempo ele trânsito com boa acurácia e eficiência numa rede regular em modelos com grande contrastes de velocidade.
COMPUTATION OF TRAVELTIMES USING FINITE-DIFFERENCE: A COMPARISON
Many seismic modeling and imaging algorithms require a travel time map on a regular grid. Traditionally, travel times and amplitude functions are obtained by dynamic ray tracing. This involves computing the traveltimes and amplitudes along rays, and then interpolating them into a regular grid. Another efficient way to obtain this traveltime map is to solve the eikonal equation directly using a finite-difference scheme. More recently , several finite difference schemes have been developed to calculate traveltimes for an arbitrary velocity model directly on a regular grid. We have selected .four such algorithms and evaluated them using different velocity mod el.1· and compared their results with a dynamic ray tracing method. We have also compared them in terms of computing time. With these tests we find I hate some of these algorithms that work well in different types of slowness models and they are efficient and stable. A potential application of these algorithms could he in Kirchhoff prestack depth migration and in traveltime tomographic inversion. With this new procedure e can obtain the traveltime on a regular grid on models with strong contrast of velocity even with good accuracy and efficiency
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v14i2.1213
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)
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