Apresentação

Jesus Berrocal

Abstract


A edição deste primeiro número da Revista Brasileira de Geofísica, marca o início de uma das etapas de mais evidente desenvolvimento da Geofísica no Brasil.

Para os colegas que participaram, na década de 60, praticamente do nascimento desta ciência no Brasil, a concretização do anseio de publicar uma revista de Geofísica, é motivo de grande satisfação. Considerando que foi na década de 70, que tanto a Geofísica Fundamental quanto a Geofísica Aplicada tiveram seus maiores índices de crescimento no país, culminando com a criação da Sociedade Brasileira de Geofísica, em fins de 1978, podemos concluir que a comunidade de geofísicos brasileiros está atingindo sua maturidade de forma relativamente rápida, demonstrando-o através da publicação de sua própria revista.

Mesmo assim, houve um atraso involuntário na edição deste primeiro número, próprio das dificuldades existentes num empreendimento novo e principalmente pela demora em se conseguir o apoio financeiro necessário. Porém, agora com as dificuldades iniciais já superadas existem condições de se garantir a publicação periódica dos números seguintes da revista sem maiores problemas. · A Revista Brasileira de Geofísica tem como objetivo a publicação de trabalhos científicos, técnicos e didáticos de Geofísica, particularmente das áreas de Geofísica da Terra Sólida, Geofísica da Atmosfera, Geofísica Nuclear e Geofísica Aplicada, porém, seu espaço estará disponível também para trabalhos de Geodésia, Meteorologia, Oceanografia, Física e de outras áreas relacionadas com a Geofísica. Em casos de relevância, serão publicados números especiais da revista contendo trabalhos apresentados em reuniões específicas das várias áreas de Geofísica.

Nesta oportunidade reiteramos o apelo feito aos colegas que trabalham no Brasil, e convidamos os colegas do exterior para submeterem seus trabalhos para publicação na Revista Brasileira de Geofísica, visto que o sucesso deste empreendimento depende essencialmente dessa colaboração. Este apelo é dirigido especialmente aos membros da Sociedade Brasileira de Geofísica, já que a revista é o órgão de divulgação da SBGf.

Futuramente, será incluída na revista, uma secção contendo informações sobre fenômenos geofísicos que ocorrem no território nacional, tais como eventos sísmicos, fenômenos atmosféricos importantes, etc., cujo interesse transborda o âmbito da própria SBGf. Será também aberto espaço para anunciar reuniões e eventos no campo da Geofísica e áreas correlatas, ampliando o âmbito de divulgação dessas atividades que normalmente é efetuado pelo Boletim Informativo da SBGf.

Haverá também espaço para incluir anúncios comerciais de empresas e instituições que atuam no campo da Geofísica e áreas afins.

Solicitamos a colaboração dos leitores, através de comentários e sugestões, no sentido de aprimorar a revista e aumentar a sua eficiência como veículo de informação na área da Geofísica.

Este primeiro número da revista foi em grande parte coordenado pelo Dr. Edson E. S. Sampaio, que atuou como Editor Chefe até junho deste ano. Além do auxílio financeiro outorgado pelo CNPq para publicação da revista, contamos também com apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) do Estado do Pará. A essas instituições expressamos nosso agradecimento, extensivo também ao Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica (PPPG) da Universidade da Bahia, pelo apoio dado e pelo oferecimento de utilizar os serviços gráfico desse Programa. Cabe também um reconhecimento especial ao Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo pela autorização para imprimir a revista em seu Setor Gráfico.

 

J. Berrocal

Editor-Chefe


Full Text:

PDF










>> Brazilian Journal of Geophysics - BrJG (online version): ISSN 2764-8044
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (online version): ISSN 1809-4511
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (printed version): ISSN 0102-261X
v.1n.1 (1982) até v.33n.1 (2015)

 

Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br

 

Creative Commons