Identificação de assinaturas geofísicas de ambientes de ocorrência de formações ferríferas a partir da utilização de estatísticas multivariadas

Enos Nobuo Sato, Teodoro Isnard Ribeiro de Almeida, Vilson Marques Dias, Jorge Kazuo Yamamoto

Abstract


A indicação de ambientes geológicos com maior possibilidade de ocorrência de mineralizações por meio de métodos indiretos é uma necessidade da indústria da mineração. Buscando eficiência, métodos abarcam uma grande gama de variáveis na sua execução, tornando-os complexos e extravagantes do ponto de vista geológico e computacional. A utilização em conjunto de métodos radiométricos e magnetométricos, principalmente a combinação dos resultados do canal da contagem total com o sinal analítico, pode ser uma importante alternativa para inferir ambientes geológicos propícios a ocorrências de formações ferríferas com magnetita, especialmente nos casos onde as rochas encaixantes apresentam contraste em relação às rochas mineralizadas. Aplicando uma análise por principais componentes (PCA) sobre dados radiométricos e magnetométricos no estudo das mineralizações ferríferas da região de Curral Novo do Piauí, PI, obteve-se uma correlação linear de 0,99 entre a primeira principal componente e o canal radiométrico da contagem total. Esta concentração de informação pela redução de dimensionalidade mostra que a PCA faz sua função ao explicar, em uma principal componente, um conjunto de variáveis, em princípio, independentes. Com isso pode-se identificar, naquele ambiente geológico, assinaturas particulares de zonas mais propícias à ocorrência de formações ferríferas com base nos dados de contagem total e do sinal analítico.

Keywords


iron formations; gammaspectrometry; magnetometry; geophysics; principal components analysis; formações ferríferas, gamaespectrometria, magnetometria, geofísica, análise por principais componentes.



DOI: http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v29i4.81









>> Brazilian Journal of Geophysics - BrJG (online version): ISSN 2764-8044
a partir do v.37n.4 (2019) até o presente

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (online version): ISSN 1809-4511
v.15n.1 (1997) até v.37n.3 (2019)

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (printed version): ISSN 0102-261X
v.1n.1 (1982) até v.33n.1 (2015)

 

Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br

 

Creative Commons