Publicar é Preciso!!!

V.W.J.H. Kirchhoff

Abstract


O cientista precisa publicar. Publicar significa antes de tudo submeter seu trabalho à crítica de terceiros, a revisores anônimos, a uma aceitação ainda que parcial da comunidade. Publicar é a última etapa do método científico, cujas fases podem ser resumidas em:

1 - Identificar o tema;
2 - Propor a metodologia de pesquisa;
3 - Pesquisar;
4 - Publicar os resultados.

Nenhum trabalho de pesquisa está completo se não há publicação. E publicação significa, evidentemente, passar por revisores competentes. É para isto que existe a Rev. Bras. Geofis., para servir à comunidade científica, de maneira séria e correta.

O pesquisador brasileiro publica muito pouco, com algumas exceções. Precisamos corrigir esta tendência. O pesquisador que pretende fazer ciência, precisa usar o método científico, e este precisa, exige, a publicação.

Revistas científicas existem em quase todos os países que fazem ciência, mas em geral existem para cada área apenas algumas consideradas de nível A.

Qual é o nível da Revista Brasileira de Geofísica? Qual a sua penetração na comunidade?

São estas as perguntas que devemos tentar responder. Acredito que os criadores da Revista e os meus antecessores fizeram um trabalho muito difícil e muitas vezes ingrato, gratuitamente, que merece o nosso aplauso e respeito. E, por outro lado, há muito o que fazer.

A base da Revista, de qualquer Revista, é o artigo. Se não há artigo, não pode haver Revista. Se não há artigos de primeira qualidade, a Revista não passará o limite da mediocridade. Portanto, é necessária uma sociedade firme entre pesquisador e Revista, um ajudando o outro. Publicar é preciso!!!

 

O Editor-Chefe

 


Keywords


publicação; ciência; science









Brazilian Journal of Geophysics - BrJG (online version): ISSN 2764-8044
a partir do v.30n.1 (2012) até o presente

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (online version): ISSN 1809-4511
v.15n.1 (1997) até v.29n.4 (2011)

Revista Brasileira de Geofísica - RBGf (printed version): ISSN 0102-261X
v.1n.1 (1982) até v.33n.1 (2015)

 

Brazilian Journal of Geophysics - BrJG
Sociedade Brasileira de Geofísica - SBGf
Av. Rio Branco 156 sala 2509
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Phone/Fax: +55 21 2533-0064
E-mail: editor@sbgf.org.br